Atividade-Língua
Portuguesa 26/05/2020 a 29/05/2020
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CONTO O DONO DA BOLA
4.)Pelos dados, há crianças menores de 7 anos
acessando a internet? Que informação mostra isso?
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CONTO O DONO DA BOLA
Você vai
ler trechos de mais um conto,O dono da bola, do livro Marcelo, marmelo,
martelo escrito por Ruth
Rocha.
O dono da bola
(Ruth Rocha)
Este é
o Caloca. Ele é
um amigo muito
legal.Mas ele não foi sempre assim,
não. Antigamente ele era o menino
mais enjoado de toda a rua.E não se chamava Caloca.O nome era Carlos Alberto.E
sabem por que ele era assim enjoado?
Eu não
tenho certeza, mas acho que é porque ele era o dono da bola. Mas me deixem
contar a história, do começo.
Caloca morava
na casa mais
bonita da nossa
rua. Os brinquedos que
Caloca tinha vocês
não podem imaginar! Até um trem
elétrico ele ganhou do avô. E
tinha bicicleta, com
farol e buzina,
e tinha tenda de
índio, carrinhos de
todos os tamanhos
e uma bola de futebol, de
verdade.
Caloca só
não tinha amigos.
Porque ele brigava
com todo mundo. Não
deixava ninguém brincar com os brinquedos dele.Mas futebol ele tinha que
jogar com
a gente porque futebol não se pode jogar sozinho.
O nosso
time estava cheio
de amigos. O
que nós não
tínhamos era bola
de futebol. Só bola de
meia, mas não é a mesma coisa.Bom
mesmo é bola
de couro,como
a do Caloca.
Mas, toda
vez que a gente ia jogar com Caloca, acontecia a mesma coisa.Era só o juiz
marcar qualquer falta do Caloca que ele gritava logo:
– Assim
eu não jogo mais! Dá aqui a minha bola!
– Ah,
Caloca,não vai embora, tenha espírito esportivo, jogo é jogo...
– Espírito
esportivo, nada! —berrava Caloca.
—E não me
chame de Caloca, meu nome é Carlos Alberto!
E assim,
Carlos Alberto acabava
com tudo que
era jogo. A
coisa começou
a complicar
mesmo, quando resolvemos entrar
no campeonato do
nosso
bairro. A
gente precisava treinar com bola de
verdade para não estranhar
na
hora do jogo.Mas
os treinos nunca
chegavam ao fim. Carlos
Alberto estava sempre
procurando encrenca:
– Se o
Beto jogar de centroavante, eu não jogo!
–Se eu
não for o capitão do time, vou embora!
–Se o
treino for muito cedo, eu não trago a bola! E quando não se fazia o que ele
queria, já se sabe, levava a bola embora e adeus treino.
Catapimba,
que era o secretário do clube, resolveu fazer uma reunião:
– Esta
reunião é pra resolver o caso do Carlos Alberto.Cada vez que ele se zanga,
carrega a bola e acaba com o treino.
Carlos
Alberto pulou, vermelhinho de raiva:
–A bola é
minha, eu carrego quantas vezes eu quiser!
– Pois é isso
mesmo! –disse o Beto, zangado.
–É por isso
que nós não vamos ganhar campeonato nenhum!
–Pois,
azar de vocês, eu não jogo mais nessa droga de time, que nem bola tem!
E Caloca
saiu pisando duro, com a bola debaixo do braço.
Todas as
vezes que Carlos
Alberto fazia isso,ele acabava
voltando e dando um
jeito de entrar
no time de novo.
Mas, daquela vez, nós estávamos por
aqui com ele. A primeira
vez que ele
veio ver os
treinos,ninguém ligou.
Ele subiu
no muro, com a bola debaixo do braço como sempre, e ficou esperando que alguém
pedisse para ele jogar.Mas ninguém
disse nada. Quando
o Xereta passou
por perto, ele puxou conversa:
–Que tal
jogar com bola de meia?
Xereta
deu uma risadinha:
Serve...
Um dia,
nós ouvimos dizer que o Carlos Alberto estava jogando no time do Faz
-de-Conta,
que é um time lá da rua de cima. Mas foi por pouco tempo. A primeira vez que
ele quis carregar a bola no melhor do jogo,como fazia conosco, se deu muito
mal...O time inteiro do
Faz-de-Conta correu atrás
dele e ele
só não apanhou porque se escondeu na casa do Batata.
Aí, o
Carlos Alberto resolveu jogar bola sozinho.A gente passava pela casa dele e
via. Ele batia bola com a parede.Acho
que a parede
era o único
amigo que ele
tinha.Mas eu acho
que jogar com
a parede não
deve ser muito divertido.
Porque,
depois de três dias, o Carlos Alberto não agüentou mais.
Apareceu
lá no campinho.
–Se vocês
me deixarem jogar, eu empresto a minha bola.
–Nós não
queremos sua bola não.
–Ué, por
quê?
–Você
sabe muito bem. No melhor do jogo você sempre dá um jeito de levar a
bola embora.
–Eu não,
só quando vocês me amolam.
–Por isso,mesmo
que nós não queremos, só se você der a bola para o
time de
uma vez.
–Ah, essa
não! Está pensando que eu sou bobo?
E Carlos
Alberto continuou sozinho. Mas eu acho que ele já não estava
gostando
de estar sempre sozinho.
No
domingo, ele convidou o Xereta para brincar com o trem elétrico.
Na
segunda, levou o Beto para ver os peixes na casa dele.
Na terça,
me chamou para brincar de índio.
E, na
quarta, mais ou menos no meio do treino, lá veio ele com a bola debaixo do braço.
–Oi,
turma, que tal jogar com uma bola de verdade?
Nós
estávamos loucos para jogar com a bola
dele.Mas não podíamos dar o
braço a
torcer.
–Olha,
Carlos Alberto, você apareça em outra hora.Agora, nós precisamos treinar
—disse o
Catapimba.
–Mas eu
quero dar a bola ao time. De verdade!Nós todos estávamos espantados:
–E você
nunca mais pode levar embora?
–E o que
é que você quer em troca?
–Eu só
quero jogar com vocês...
Os treinos
recomeçaram animadíssimos. O
final do campeonato estava chegando e
nós precisávamos recuperar o
tempo perdido. Carlos Alberto
estava
outro. Jogava direitinho e não criava caso com ninguém.E, quando nós ganhamos o
jogo final do campeonato, todo mundo se abraçou.A gente gritava:
–Viva o
Estrela-d’Alva Futebol Clube!
–Viva!
–Viva o
Catapimba!
–Viva!
–Viva o
Carlos Alberto!
–Viva!
Então, o
Carlos Alberto gritou:
–Ei,
pessoal, não me chamem de Carlos Alberto! Podem me chamar de
Caloca!
Entendendo
o conto:
01 – Quem
é o protagonista, isto é, o personagem principal da história?
02 – Quem
narra a história participa dela ou não?
03 –
Carlos Alberto costumava fazer chantagem e impor condições para emprestar sua
bola de couro. Comprove a afirmação com uma frase retirada do texto.
04 – Qual
era a finalidade da reunião que Catapimba, o secretário do time, resolveu
fazer?
05 – Qual
era o nome do time?
06 – Ao
final, o time saiu campeão. Se Carlos Alberto tivesse continuado com o mesmo
comportamento de antes, você acha que o time sairia vitorioso?
Justifique sua resposta.
07
– Relacione as ações às reações dos personagens:
(1) O
juiz marca falta.
(2) Catapimba
fez uma reunião para resolver o problema.
(3) Caloca
se arrepende e pede para voltar ao time.
(4) O
time conquista a vitória no campeonato.
( )
Caloca retira-se do time, isolando-se dos colegas.
( )
Todos se abraçam e gritam “viva”.
( )
Caloca grita: “Assim eu não jogo mais! Dá aqui a minha bola!”
( )
Os colegas recebem Caloca de volta ao time.
08 –
Carlos Alberto apresenta características diferentes no decorrer dos três
momentos da narrativa. Faça a devida associação:
(1) 1°
momento
(2) 2°
momento
(3) 3°
momento
( )
solitário
( )
briguento
( )
cooperativo
( )
egoísta
( )
zangado
( )
arrependido
( )
chantagista
( ) amigável
( )
encrenqueiro.
.
9) Como o
personagem principal era “considerado” inicialmente pela turma da rua?
10) Com
base no texto, numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
( 1
) Catapimba ( ) time de futebol
( 2
) Beto ( ) secretário do clube
( 3
) Estrela d’ Alva ( ) Carlos Alberto
( 4 ) O
“dono da bola” ( )
amigo do Catapimba
11) Nas
boas histórias, sempre acontece algo que muda a rotina de um personagem.
a) O que
fez o Caloca mudar seu modo inicial de ser?
b) Caloca
tinha muitos amigos? Por quê?
12) Cite duas atitudes do garoto ao se sentir
sozinho, após sua exclusão do time.
13).Leia o verbete: AMOLAR
1-Tornar cortante por fricção, afiar ;
2-tonar perspicaz ;
3-aborrecer (-se)
Volte ao trecho e responda:
–Eu não, só quando vocês me amolam.”
a) A palavra amolam foi usada no sentido de _______________
b) Escreva, agora, uma frase usando a palavar “amolar” no sentido nº 1:
14) Observe a frase:
–“Ah, Caloca, não vai embora, tenha espírito esportivo, jogo é jogo...”
Marque um X na frase que pode substituir a expressão “tenha espírito
esportivo” na frase:
(___)você deve vencer sempre
(___) saiba jogar se divertir
(___)saiba ganhar e perder
15) Atividade do livro Aprender Sempre – Atividade 4 – Treinando a
síntese dos textos de divulgação cientifica - página 7 (fazer a leitura do texto sobre o animal Mico-leão-da-cara-preta
e registrar as informações solicitadas).
16) Atividade – interpretação de texto
No caderno, fazer o
cabeçalho e responder as atividades abaixo, lembrando que só é necessário a
resposta no caderno, não é para copiar as questões.
Leia o cartaz abaixo, que
corresponde a parte de uma pesquisa produzida pela
SaferNet
Brasil.
1.)Qual o assunto tratado no cartaz?
2.)Os dados revelam riscos à segurança dos
adolescentes? Manifeste sua opinião.
3.)Quantas horas por dia a maioria dos jovens
pesquisados passam na internet?
5.)Qual o objetivo de um material gráfico como esse?
6.)Quem mais acessa a internet, os meninos ou as
meninas?
7.)Pela análise dos dados, podemos afirmar que todos
os jovens pesquisados têm computadores em suas casas? Explique.
8.)Quais as vantagens para uma criança em acessar a
internet em uma área comum de sua casa? De acordo com a pesquisa, a maioria das
crianças acessam a internet dessa forma?
PONTUAÇÃO
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