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Plano de Aula de Português da Semana 04/05 A 08/05/2020

  ATIVIDADES DE PORTUGUÊS PARA A SEMANA DE
                               04 A 08 DE MAIO DE 2020




04 de maio de 2020
Leia o texto abaixo e responda à questão.  

 O feitiço do sapo

Eva Furnari

 Todo lugar sempre tem um doido. Piririca da Serra tem Zóio. Ele é um sujeito cheio de idéias, fica horas falando e anda pra cima e pra baixo, numa bicicleta pra lá de doida, que só falta voar. O povo da cidade conta mais de mil casos de Zóio, e acha que tudo acontece, coitado, por causa da sua sincera mania de fazer “boas ações”. Outro dia, Zóio estava passando em frente à casa de Carmela, quando a ouviu cantar uma bela e triste canção. Zóio parou e pensou: que pena, uma moça tão bonita, de voz tão doce, ficar assim triste e sem apetite de tanto esperar um príncipe encantado. Isto não era justo. Achou que poderia ajudar Carmela a realizar seu sonho e tinha certeza de que justamente ele era a pessoa certa para isso. Zóio se pós a imaginar como iria achar um príncipe para Carmela. Pensou muito par encontrar uma solução e finalmente teve uma grande idéia de jerico: foi até a beira do rio, pegou um sapo verde e colocou-o numa caixa bem na porta da casa dela. 
(FURNARI, Eva. O feitiço do sapo. São Paulo: Editora Ática, 2006, p. 4 e 5. Fragmento)
 A intenção de Zóio ao colocar um sapo na porta da casa de Carmela foi

A) ajudá-la a encontrar um príncipe encantado.

 B) ajudá-la a cantar com voz mais doce ainda.
 C) encontrar alguém para cuidar do sapo que vivia no frio. 
 D) fazer uma surpresa, dando-lhe um sapo de presente. 



















05 de maio de 2020.



 Observe o cartaz abaixo. 

















A harmonia com o meio ambiente é demonstrada na publicidade pelo(a)
 
(A) cuidado com a árvore. 


(B) aperto de mão. 


(C) cultivo das plantas. 


(D) amizade com os animais.







 06 de maio de 2020.


BRASIl
 


14 DE ABRIL DE 2020


As periferias e o novo coronavírus


Recomendações para se proteger do vírus, como lavar as mãos, evitar aglomerações e ficar em casa, são difíceis no dia a dia das favelas, onde 13,6 milhões de brasileiros vivem atualmente. Confira as principais dificuldades e soluções no combate da covid-19 nessas comunidades.








(Comunidade Santa Marta, em Botafogo, no Rio de Janeiro. Foto: Fabio Teixeira/NurPhoto via GettyImages)


Por Martina Medina


Problemas


  • O dinheiro das famílias não é suficiente para comprar itens de limpeza, como álcool em gel, e máscaras.
  • Cortes de água dificultam lavar mãos e roupas com frequência.
  • A necessidade de sair para trabalhar, para manter a renda, aumenta o risco de contaminação.
  • Muitos vivem em casas com poucos cômodos, o que dificulta o isolamento de doentes.
  • Casas com pouca ventilação facilitam a disseminação do vírus.
  • Há poucos hospitais públicos na região para atender a população.


Soluções


  • Pagamento em dinheiro para que as pessoas possam parar de trabalhar e ficar em casa.
  • Suspensão de pagamentos de contas como luz e aluguel.
  • Distribuição de água, alimentos e itens de limpeza.
  • Melhorias na estrutura das casas.
  • Fiscalização para impedir eventos e locais que atraiam grande número de pessoas.
  • Aumento da quantidade de hospitais e profissionais da saúde nessas regiões.
  • Implantar o saneamento básico, dando acesso à rede de água potável e à coleta de esgoto.


(Consultoria: Centro de Estudos Periféricos e Gilson Rodrigues, presidente da União de Moradores e Comerciantes de Paraisópolis, comunidade da cidade de São Paulo.)


O que o poder público está fazendo?


Confira algumas das iniciativas do governo federal e dos estados


  • Auxílio emergencial: o governo federal dará 600 reais por mês a trabalhadores informais (sem carteira de trabalho assinada) e desempregados durante três meses.
  • A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu por 90 dias os cortes de energia por falta de pagamento de contas de luz.
  • O Ministério da Saúde afirma que o sistema TeleSUS garantirá consultas on-line e acompanhamento diário para os moradores que precisarem se isolar por causa do vírus.
  • No estado de São Paulo, a cobrança da conta de água foi suspensa para 506 mil famílias carentes.
  • O governo de Pernambuco anunciou a distribuição de cartões alimentação no valor de 50 reais para 240 mil estudantes da rede pública estadual.
  • A prefeitura do Rio de Janeiro afirma que abriu mil vagas em hotéis para idosos de comunidades que moram em casas com muitas pessoas — com alimentação e suporte de especialistas da saúde 24 horas por dia.
  • O Ministério da Educação vai oferecer kits de alimentos às famílias dos alunos da educação básica de todo o país enquanto as aulas presenciais continuarem suspensas. O dinheiro virá do que era gasto com a merenda escolar.


O que os moradores estão fazendo?


Veja exemplos de ações de auxílio e combate ao vírus


Associações de moradores têm campanhas na internet para arrecadar dinheiro e ajudar no combate à covid-19 nas comunidades. A União de Moradores e Comerciantes de Paraisópolis, de São Paulo — onde moram 100 mil pessoas —, por exemplo, contratou três ambulâncias e uma equipe de sete profissionais da saúde que ficarão disponíveis na comunidade 24 horas por dia durante três meses. Além disso, 420 moradores voluntários acompanham de perto 50 casas, verificando se há pessoas com sintomas ou pouco dinheiro para comprar comida. Para a alimentação, um grupo de 15 mulheres faz e distribui 2 mil marmitas por dia entre os moradores. A comunidade ainda pretende transformar duas escolas em hospitais temporários para atender 500 doentes.


Dados


De dez famílias brasileiras que moram na periferia, sete estão vivendo com menos dinheiro por causa da crise do novo coronavírus.


O número de casas sem infraestrutura adequada no Brasil ultrapassa os 11 milhões.


Nas periferias, 31 milhões de pessoas não têm acesso a uma rede geral de distribuição de água.


76% dizem que, com os filhos em casa sem ir para a escola, os gastos já aumentaram.


Os riscos à saúde trazidos pelo vírus são uma grande preocupação para a maioria (66%) dessa população, mas uma parcela ainda maior (75%) se preocupa com o dinheiro que deixará de ganhar. Sem trabalhar porque lojas e restaurantes, por exemplo, estão fechados, há o temor de não conseguir comprar itens básicos, como alimentos.


86% das famílias de periferias afirmam que não conseguiriam comprar alimentos se ficassem um mês em casa sem trabalhar. 32% preveem que será complicado comprar alimentos em menos tempo de quarentena: uma semana.


Fontes: Pesquisa do Instituto Locomotiva e do Data Favela, Tese de Impacto Social em Habitação, da Artemisia.


O que diz quem mora nas comunidades?


No estado do Rio de Janeiro, 13% da população vive em favelas e, em São Paulo, 7%. Os dois estados são os que concentram os maiores números de infectados pelo novo coronavírus no Brasil. Confira o depoimento de jovens moradores das comunidades sobre como a pandemia mudou a rotina deles.


“Quando o vírus chegou a Paraisópolis, minha família ficou bem assustada. Meus pais não tiveram a opção de ficar em casa: eles precisam sair para trabalhar. Quando chegam, vão direto para o banho. Meu pai já fez o cadastro para conseguir o auxílio emergencial e está esperando a resposta. Minha mãe ainda precisa se registrar. Eu tive que me isolar por conta da minha bronquite [doença respiratória], já que isso faz com que eu esteja no grupo de risco mesmo sendo criança. Fico em casa cuidando das minhas irmãs. Minha tia ficou sem trabalho depois que o coronavírus chegou e recebeu kit de higiene, assim como outros moradores que estão sem dinheiro, da associação dos moradores.


Aqui fica quase o dia todo sem água, que pode voltar a qualquer hora do dia, mas por bem pouco tempo! Como a gente está em casa, deixa todas as torneiras abertas e, quando escuta que caiu um pouco de água, a gente enche garrafas e baldes para garantir que à noite tenha algo.


O movimento nas ruas diminuiu bastante, mas ainda tem bares e padarias abertas e, na maioria, tem álcool em gel para quem vai. Os restaurantes que fecharam estão fazendo delivery e os entregadores trabalham de máscara. Espero que as pessoas se conscientizem mais e não saiam na rua e que essa doença acabe logo e não mate muitas pessoas.


Desde o começo da pandemia, acompanho as notícias no site da Organização Mundial da Saúde para me manter informado e informar meus amigos. Eu gravo vídeos curtos sobre cuidados com a doença e mando para as pessoas.”


Kayo Henrique G., 13 anos, mora em Paraisópolis, comunidade de São Paulo






                                                          Kayo Henrique G.

“Eu e minha família estamos ficando em casa, lavando as mãos e usando álcool em gel. Minha mãe está de férias, então pode ficar sem trabalhar. Nosso dia a dia mudou muito aqui: ficamos mais juntos, brincamos mais, conversamos e estudamos on-line. Eu me sinto muito triste pela morte das pessoas com essa doença. Na rua tem pouco movimento: só de quem precisa sair para comprar algo e algumas lojas que ficam abertas porque as pessoas precisam trabalhar. Mas não tem nada de festa nem futebol. Sinto muita falta de sair com meus amigos, de ir para o parque brincar, para a escola e a igreja. Eu espero que no futuro as pessoas melhorem seu jeito de viver e se importem mais umas com as outras.”

 Julia Cristina M., 10 anos, mora no Complexo do Alemão, comunidade do Rio de Janeiro




                 Julia Cristina M.

“Para nos proteger do coronavírus, eu e minha família estamos em casa e mantemos a higiene. Somos seis pessoas em casa, meu irmão é o único que trabalha no momento e conseguiu receber as férias antecipadas, então não precisa sair. As lojas estão fechadas e as pessoas não estão andando muito nas ruas. Aqui é difícil de achar álcool em gel… A gente se informa sobre a doença vendo os documentários na televisão. Eu estou achando essa situação muito ruim. Tenho medo de pegar coronavírus, porque tenho doença crônica, e passar para a minha família. Espero que achem a vacina para o coronavírus e que as aulas voltem logo.”

Natália Laila L., 11 anos, vive na comunidade do Parque Santa Cecília, em São Paulo
                                          





                                                        Natália Laila L.
(Fontes gerais da reportagem: Agência Brasil, Agência Mural, BBC, Catraca Livre, Corona nas Periferias, Cufa, Diário de Canoas, Folha de S.Paulo, G1, Mundo Negro, Nexo, Periferia em Movimento, Pública – Agência de Jornalismo Investigativo, O Povo, Outras Mídias, Redes da Maré, The Guardian, The New York Times, UNA-SUS, Unas Heliópolis, União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis e Voz das Comunidades.)
 RESPONDA AS QUESTÔES ABAIXO NO SEU CADERNO, LEMBRANDO QUE PRIMEIRO VOCÊ DEVERÁ FAZER O CABEÇALHO.




 1.Escreva seu nome e qual bairro você mora.


 2.Como você está observando a mudança no seu bairro devido a pandemia?



3.Há pessoas na rua?



4.O comércio no seu bairro está funcionando normalmente?
5.Quais lojas e comércios estão funcionando no seu bairro? 
6.Você acha que o comércio deve funcionar normalmente? Por quê? 
7.Como você está se sentindo com tantas mudanças trazidas pela pandemia?
   
07 de maio de 2020.


 Ler e responder no livro APRENDER SEMPRE, Atividade 1 – leitura de infográficos, páginas 02 e 03.


Se possível assistir ao vídeo “Você sabe o que é um infográfico?”, segue o link https://www.youtube.com/watch?v=_skCVmGJwVg.









 

08 de maio de 2020.


 Realizar a atividades descritas abaixo. Lembrando que deverá ser feito o cabeçalho e as respostas das questões no caderno.














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